Jogando emuladores online com Kaillera

O Kaillera é um software que permite que emuladores façam uma coisa que originalmente não foram projetados para fazer, jogar online. Usando Kaillera você vai poder chamar seu amigo para um duelo de Street Figther, matar a saudade dos rachas no bom e velho Mario Kart ou qualquer outro jogo que você queira.

O sistema do Kaillera consiste em um cliente e um servidor. O cliente Kaillera está disponível em alguns emuladores e o servidor é uma aplicação stand-alone que roda em alguma máquina na internet recebendo as conexões dos clientes. Esse artigo vai falar apenas sobre o cliente, que é o que interessa para a maioria dos jogadores.

Vários emuladores suportam o Kaillera e ele funciona da mesma maneira em todos eles, aqui nesse tutorial vou usar ele no Kawaks 1.59 que eu uso para jogar uns games de luta. Alguns emuladores que suportam o Kaillera e eu conheço são:

  • Kawaks – CPS e NeoGeo
  • SNES9k – Super Nintendo
  • Project64k – Nintendo 64
  • JNes – NES
  • Gens – Sega Megadrive
  • MAME32k – Muitos arcades
  • ePSXe – Playstation

Claro, esses não são todos, existem muitos outros e se você souber de novos me fale que eu adiciono. Felizmente os desenvolvedores estão cada vez mais adicionando suporte ao Kaillera em seus projetos.

Para jogar localize no seu emulador favorito a opção para iniciar o Kaillera, geralmente é Net Play no menu File mas pode ser Kaillera Game ou até ter um menu próprio pra isso. Encontrou a opção basta clicar para que o cliente do Kaillera apareça na tela:

Automaticamente o sistema começa a listar os servidores que encontra na internet e exibe na aba All Servers. Das informações exibidas sobre os servidores a mais importante com certeza é o ping, quanto menor o ping do servidor menor é o tempo que as informações que você envia levam para chegar nele. Um ping baixo é fundamental para que o jogo role sem problemas, dê preferência aos servidores brasileiros já que neles você vai conseguir um bom ping.

Na aba Recent ficam registrados os últimos servidores em que você jogou. Em Favorites será possível registrar os servidores de sua preferência para acesso mais fácil, essa opção ainda não funciona. Waiting games lista todos os jogos abertos que estão no aguardo de jogadores para começar. Ao selecionar um jogo nessa lista você é conectado automaticamente no servidor e já cai na sala do jogo. Eu não gosto muito dessa opção, prefiro entrar em um bom servidor depois procurar um jogo aberto ou então criar o meu. Na aba Options é possível habilitar som para quando jogadores entrarem nas salas de jogos, anti-flood e mensagens de entrada/saída.

No rodapé tem o campo Username para escrever seu nick e Connection type que vai definir quantos pacotes de informação você enviará por segundo. A opção Good (20 keyframes/s) é suficiente para a maioria das conexões, até mesmo 56k. Usuários de banda larga podem colocar Excellent (30 keyframes/s) sem problemas.

Para conectar-se em algum servidor basta selecionar ele na lista e clicar em Connect! 😉

Essa é a tela do servidor, tudo bem simples e auto explicativo. Um chat onde os jogadores podem conversar, ao lado a lista de todos usuários conectados com seu ping, tipo de conexão e status. Em Current games você tem a lista de todos as salas de jogos ativas no servidor com as informações: nome do jogo, emulador usado, criador da sala, status e número de jogadores.

Não é possível entrar em jogos em execução portanto selecione uma sala com status Waiting e clique em Join. Claro você deve ter o ROM que deseja jogar no seu emulador e é altamente recomendado usar o mesmo emulador que os outros jogadores da sala para evitar problemas de falta de sincronia. Também aconselho a jogar com jogadores que tenham ping baixo, assim o jogo flue melhor e sem travadinhas.

Dentro da sala do jogo é possível ver os detalhes de todos jogadores que estão nela e também existe um chat privado. Basta esperar o criador da sala iniciar a partida e boa diversão.

Não tem nenhuma sala com seu jogo favorito? Não tem problema, cria a sua. Basta clicar em Create new game que uma lista com os ROMs aparece na tela, selecione o jogo e a sala é criada. A maioria dos emuladores filtra a lista e exibe apenas os ROMs que você tem em seu computador, outros menos espertos não fazem isso o que é bem chato, eu acabo as vezes tentando abrir salas para jogos que não tenho. Quando você cria a sala fica com alguns botões de controle, são eles: Start game para iniciar a jogatina, Kick para chutar alguém da sala e Cancel para desistir e voltar para tela principal do servidor.

Como deu para notar, jogar emuladores online usando o Kaillera é bem fácil. Difícil mesmo em emulação é começar, encontrar os emuladores certos, baixar os ROMs e tudo mais, depois é só moleza. Antes tinhamos um problema sério para encontrar bons servidores brasileiros, felizmente o Click21 subiu um servidor de Kaillera que fica no ar quase que 100% do tempo garantindo diversão e ping baixo para os brasileiros. Se o teu Kaillera não mostrar automaticamente o Click21 na lista de servidores, vai o ip direto para conexão usando o botão Enter ip: 200.255.166.201.

Comentários e sugestões são bem vindos.
Boa diversão! 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em Tutoriais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Jogando emuladores online com Kaillera

  1. Anonymous disse:

    Show de bola os tutoriais. Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s